sexta-feira, 26 de abril de 2019

ACESA ESTREIA NA LIGA GAÚCHA NESTE SABADO


A Associação Cultural e Esportiva Sul América – Acesa, da Região Carbonífera, estreia na Liga Gaúcha 3, neste sábado, 27, às 20hs, em Candelária contra o Atlético.
O grupo participará pela terceira vez de uma competição estadual. Nos anos anteriores, a equipe participou do campeonato estadual da série bronze, tendo boa participação.
Para a edição da Liga Gaúcha 3, a Acesa conta com o departamento de futsal, comandado pelo Bio Santana.
- A tarefa é árdua! Muitos municípios maiores que o nosso não possuem clubes disputando estadual, pois o caderno de encargos é enorme e trabalhoso. Não baste ter um time, um ginásio e um treinador. Envolve todo um trabalho, captação de recursos, desenvolvimento de atletas, tratamentos de lesões, nutrição, psicologia, apoio ao evento, logística, segurança, uniformes, ou seja, uma montanha de recursos. Além, é claro, de manter uma base para formação de atletas. Uma região com 180 mil habitantes merece um projeto que impulsione o esporte coletivo mais praticado no Brasil, relatou Bio Santana.
A preparação física foi importante nestes últimos dos meses. A equipe está sendo comandada pelo preparador Leonardo Jadoski.
- Neste ano de 2019 fui convidado novamente para fazer parte do projeto e aceitei sem pensar muito, devido a grandeza do projeto e as pessoas envolvidas. Neste ano o planejamento da preparação física se deu início em fevereiro, na primeira reunião da comissão técnica de 2019, o nosso diretor de Futsal Bio me passou que já tinha alguns professores de outras cidades para fazer parte da preparação física devido ao grande número de atletas fora da cidade de Charqueadas, peguei o contato dos mesmos, inicialmente para tratar das avaliações físicas de pré temporada. O professor Gabriel Biasoli da cidade de Arroio dos Ratos foi o primeiro a se prontificar em ajudar a realizar a bateria de testes de pré temporada e posteriormente conduzir os atletas nos treinos na academia. Também contamos com o apoio do Gabriel Jarces como auxiliar da Preparação física da equipe, o mesmo sendo no ano passado jogador da acesa e neste ano passou para preparação física. Hoje a comissão da preparação física conta com 6 professores formados sendo o seguinte esquema: Preparador Físico Responsável: Leonardo Schornes Jadoski. Professores Auxiliares: Gabriel Jarces, Gabriel Biasoli, Bruno Costa, Tiago Kuball, Fábio Dutra.
O planejamento deste ano se deu com a intenção de individualizar no máximo o treinamento do atleta devido a individualidade biológica que é o mais difícil de ser controlada em um grande grupo.
Com uma equipe de apoio grande conseguimos após a realização da bateria de testes da pré temporada, individualizar o treinamento na academia, ficando 1 professor responsável por até  4 atletas para elaboração do plano de treino na academia e acompanhamento da evolução de cada atleta. Hoje contamos com a poio de Academias em Charqueadas, São Jerônimo, Triunfo, Arroio dos Ratos e Butiá. A diretoria da acesa conseguiu uma parceria para que não tenha custo para o atleta, sendo a oferecido como contrapartida a divulgação em nossas redes sociais a marca de cada estabelecimento.
O Planejamento foi na seguinte maneira: Avaliar os atletas e saber a condição física, pré temporada se deu início após o carnaval fazendo treinamento físico em grupo na quadra, duas vezes por semana com duração de 60 minutos por treino. Depois de duas semanas iniciamos o planejamento individualizado na academia junto com os treinos de quadra só alternando os dias. Notamos uma evolução na parte física e na coordenação dos atletas, A pré temporada terminou neste sábado. Nesta semana estamos priorizando a parte técnica e tática nos treinamentos em quadra. E vamos realizar a reavaliação física dos atletas para mensurar o quanto a pré temporada nos ajudou, falou Leonardo Jadoski.
Na preparação de goleiros, Felipe Tatu, que foi atleta nos dois últimos anos, passa sua experiência ao elenco. Nesse período de preparação, os goleiros trabalharam demais, pois tem preparação física, tático com o grupo e o treino específico.
- Junto a preparação física com exercícios específicos para os goleiros, e que quem já participou sabe o quanto é cansativo, mas é muito produtivo. Começamos no final de fevereiro a preparação específica e hoje treinamos todas as quartas das 19 às 21 horas, os treinos são para melhorar a explosão, reação dos goleiros, velocidade, reflexo, e nunca deixando de lado os movimentos básicos. Estamos há 2 meses de trabalho e posso afirmar que a evolução é grande e todos estão muito preparados para defender a Acesa e fazer o seu papel muito bem, destacou Tatu.
A comissão técnica tem o treinador experiente Serjão, que iniciou o trabalho no início do mês de março. Ele acredita que a equipe vai estar preparada para estreia, apesar dos 30 dias de treinos.
O elenco de jogadores é oriundo da Região Carbonífera. Os remanescentes do elenco são: Juliano (Jubinha), Tainan, Marlon, Leonardo (Li), João Vitor, Alan e Duzac. O elenco tem o acréscimo dos jogadores: Leo Muller, Iago GTA, Samuel, Luciano, Matheus, Anderson, Borracha e Bruno Sena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário